. Visitantes @

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

               
   

                                                             TPM
 O que é a TPM ? A Tensão Pré-menstrual ou TPM, é um conjunto de sintomas desconfortáveis que atinge grande parcela das mulheres, e é ocasionada pela menstruação. Vem de uma palavra latina “mens”, que significa mês. É uma sensação de que o mundo vai acabar antes da menstruação . . . É isso que a maioria das mulheres que tem TPM sente .Nem todas as mulheres sentem os sintomas e efeitos da tensão pré-menstrual da mesma forma, pois algumas podem apresentar sintomas pouco significativos, enquanto outras, os efeitos são mais severos. Estes, podem interferir nas atividades cotidianas da mulher. esta situação que atinge muitas mulheres apresenta mudanças tanto físicas quanto psicológicas, contudo, não indica uma doença orgânica, mas sim, sintomas decorrentes durante o período do ciclo menstrual. A TPM, muitas vezes, pode ser amenizada através de cuidados básicos e simples além de dar preferência ao consumo de determinados alimentos. Porém, há casos em que a simples mudança na dieta e a realização de atividades físicas não ajudam a diminuir os sintomas em algumas mulheres. Nestes casos, o indicado é procurar um médico (clínico geral ou ginecologista).Os sintomas mais comuns: Os sintomas que algumas meninas tem de 1 a 14 dias antes da menstruação podem ser físicos e/ou emocionais. É normal que o seu ânimo mude em algumas ocasiões,especialmente com todas as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo .
  Os sintomas mais típicos deste período são: nervosismo, irritação sem motivos 
significativos, depressão e sensibilidade. Estes sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em conjunto.
Com relação aos sintomas físicos, podemos citar: dores de cabeça, retenção de líquidos, sensibilidade nas mamas, dores musculares, etc.
Use bolsa de água quente: O calor alivia porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz sensação de bem-estar.
Você consegue saber quando alguém está menstruada? Não, a menos que ela diga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário